Delegado que investiga morte de professores da UFSM traz novos detalhes sobre o caso

Delegado que investiga morte de professores da UFSM traz novos detalhes sobre o caso

Foto: Google Maps

O crime foi registrado Mato Castelhano.

A Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo investiga a morte dos professores Fabiano de Oliveira Fortes, 46 anos, e Felipe Turchetto, 35 anos, durante um assalto no hotel onde estavam hospedados em Mato Castelhano. Em entrevista ao Diário, no início da tarde de quinta (25), o delegado Diogo Ferreira, responsável pelo caso, trouxe novos detalhes sobre o crime que chocou a comunidade acadêmica da UFSM.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Os dois homens deram entrada no Hotel e Restaurante Romanttei ainda na noite de quarta (24) se passando por hóspedes — o que reforça a hipótese de que o crime teria sido premeditado. Segundo o delegado, por volta de 1h30min da madrugada, ambos desceram para o saguão, onde também funciona um restaurante, e ali renderam todas as pessoas.

O Diário apurou que os alunos e os professores da UFSM estavam em um churrasco de encerramento da atividade de campo na Floresta Nacional de Passo Fundo e, por isso, teriam chegado tarde ao hotel/restaurante. Há relatos divergentes, pois não está claro que os estudantes e professores já estavam no local quando o assalto foi anunciado ou se chegaram quando o crime estava em andamento. Segundo o delegado, além do grupo da UFSM, funcionários e demais hóspedes do hotel também foram rendidos com o uso de um lacre plástico.

— Os criminosos começaram a subtrair celulares, joias, dinheiro em espécie, também tentaram fazer Pix com o celular das vítimas. No decorrer da ação, uma das vítimas conseguiu romper o lacre e foi para cima dos criminosos que estavam armados. Nessa reação, os criminosos atiraram, e depois houve toda uma confusão, e a outra vítima foi atingida também — conta Ferreira, a partir de relatos dos alunos que presenciaram o momento.

Os dois professores, segundo ele, morreram na hora ao serem atingidos pelos disparos. 

Os assaltantes fugiram por volta das 3h30min da madrugada e ainda não foram identificados ou localizados. O veículo usado para cometer o assalto, um Fiat Uno que foi furtado em Passo Fundo, foi abandonado e localizado no local. Ainda não se sabe em qual veículo os homens fugiram. Há suspeita de que seria um Ford Fusion preto.

— Nós ainda não conseguimos ouvir todas as vítimas e os números ainda são desencontrados, então estamos tentando identificar todo mundo que estavam lá — explica o delegado.

A Polícia Civil está atrás de imagens de câmeras de segurança na cidade para tentar identificar os assaltantes, pois o hotel/restaurante não tinha sistema de vigilância.

As vítimas, junto de outro professor, acompanhavam um grupo de 15 estudantes do curso de Engenharia Florestal. Eles faziam uma visita de campo à Floresta Nacional de Passo Fundo, que fica em Mato Castelhano, para uma atividade acadêmica da disciplina de Práticas Florestais.

Os corpos dos professores foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para perícia, mas não havia ainda previsão de liberação e velório. Já os estudantes estavam prestando depoimento na tarde desta quinta e, depois, deveriam retornar a Santa Maria ainda nesta quinta. 


Despedida

O professor Fabiano será velado no Salão Imembuí (2º andar do prédio da Reitoria), em Santa Maria. O velório iniciou às 22h de quinta (25) e vai até as 11h desta sexta e (26), após, será cremado.

Já o professor Felipe será velado na capela de Linha Zanatta, no município de Taquaruçu do Sul. O velório começou às 20h30 de quinta e o sepultamento será na sexta, às 14h, no mesmo local.

Os professores Fabiano de Oliveira Fortes (à dir.) e Felipe Turchetto (à esq.) atuavam no campus da UFSM em Santa Maria.Foto: Lattes (Reprodução)


A UFSM emitiu uma nota e declarou luto oficial de um dia. Leia na íntegra:

Com profundo pesar, informamos o falecimento dos professores Fabiano de Oliveira Fortes e Felipe Turchetto, ocorridos no dia de hoje (25/07/2024), tragicamente. Ambos exerciam suas atividades no Departamento de Ciências Florestais, do Centro de Ciências Rurais da UFSM.

A Universidade declara luto oficial por um dia, a partir desta quinta-feira (25), até amanhã (26), com paralisação das atividades acadêmicas e administrativas do Curso de Engenharia Florestal hoje e amanhã.

Informações sobre os atos fúnebres serão divulgadas tão logo forem definidas. 

A UFSM se solidariza com os familiares, amigos e colegas neste momento de pesar.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Colisão frontal deixa sete pessoas feridas na BR-158, em Júlio de Castilhos Anterior

Colisão frontal deixa sete pessoas feridas na BR-158, em Júlio de Castilhos

Professores da UFSM são mortos durante assalto em Mato Castelhano Próximo

Professores da UFSM são mortos durante assalto em Mato Castelhano

Polícia/Segurança